NOTÍCIas
 
PSD é o quarto partido em número de candidatos

 

Levantamento publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (16) mostra que, nas suas primeiras eleições, o PSD é um fenômeno, ocupando a quarta colocação entre os partidos com maior número de candidatos este ano. “Criado em 2011 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o partido tem o quarto maior número de candidatos, atrás do PMDB, do PT e do PSDB. No total, são 1.094 nomes”, diz a reportagem, assinada pela jornalista Amanda Rossi. O texto prossegue afirmando que “a distribuição regional das candidaturas mostra que Kassab conseguiu costurar apoio principalmente fora de seu Estado. Quatro entre dez candidatos do PSD estão no Nordeste. No Sudeste, a sigla concorre a 12% das prefeituras”.

A reportagem informa também que, entre os grandes partidos, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) é o que mais cresceu em número de candidatos a prefeito desde as últimas eleições municipais. “Este ano, ele vai disputar uma em cada cinco prefeituras do País, 14% a mais que em 2008. No total, são 1.044 candidatos do partido socialista,126 amais do que em 2008″.

Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, o jornal mostra também que o PT ultrapassou o PSDB no número de candidatos, ficando atrás apenas do PMDB, que mesmo recuando 16% em relação a 2008, continua tendo a maior base de candidaturas. Por sua vez, informa o texto, o DEM entra nas eleições municipais de 2012 com 42% menos candidatos a prefeito que em 2008. No total, são 279 nomes, a maioria nas regiões Sudeste e Nordeste. Com isso, o DEM passou do quarto para o nono lugar na lista de partidos com mais candidatos a prefeito. O DEM também perdeu em número de vereadores. Este ano são 4,3 mil a menos.